Thursday, November 15, 2007

Diálogo entre um ateu e um crente

- Você não gosta de arte contemporânea?
- Não, sou ateu.
-O que! Você não crê em Duchamp, Hélio Oiticica,Lygia Clark, Pape, Marepe e Leda Catunda?
-Não, não consigo ver arte no que eles dizem ser arte, nada do que eles fizeram me emociona, me comove, me faz pensar na vida; Sempre fui indiferente a tudo isso.
- Mas seus pais( seus professores) não te ensinaram que a arte contemporânea é a arte oficial, e aceitando-a você se torna cult, intelectual?
- Se ser cult é contemplar, idolatrar perucas, fuscas pendurados, bidês, guarda-chuvas, pneus, latinha de merda, então prefiro ser um alienado.
- Mas você não gosta por que não entende , você estudou arte?
- Sim, me formei em teologia da anti-arte, mas fugi e voltei aos vivos: Hopper, Francis Bacon, Magritte,Dali, Da Vinci, Picasso, Cézanne, Klee, Rembrandt, ou seja, só acredito no que vejo, só acredito nos vivos.
-Mas você não teme ser queimado na inquisição, ou ser considerado um louco, um Dom Quixote?
- Não, quem sabe não consigo fazer uma reforma na igreja, assim como fez Lutero, pois a contra- reforma já possui muitos seguidores.

-Tudo bem então, aproveito para lhe contar um segredo: Já faz algum tempo que percebi que os pastores e os bispos que mandam na arte só pensam no dinheiro dos fieis, mas defender a arte contemporânea da um certo ar de intelectual, e isso da status.
Marcos Ribeiro

No comments: